Postado em 01 de Julho de 2019 às 17h14

Chapecó fomenta ações de promoção do desenvolvimento local com o ciclo II do Programa Cidade Empreendedora

O ciclo II do Programa Cidade Empreendedora em Chapecó, Oeste de Santa Catarina, segue com o planejamento e execução de diversas ações de qualificação de equipes e lideranças do Poder Público Local e atividades de promoção do empreendedorismo. A iniciativa, da Prefeitura com o apoio do Sebrae/SC, foca na criação de ambiente favorável aos negócios e outros aspectos que visam melhorias para aumentar a competitividade das empresas e incentivar o crescimento econômico e social da região.
A analista técnica do Sebrae/SC e gestora local do Cidade Empreendedora, Carolini Demeterko, lembra que a programação do mês de junho contou com acompanhamento das atividades do Agente de Desenvolvimento, apoio às ações da Sala do Empreendedor, consultorias do Plano Anual de Compras, atividades para adequação dos processos licitatórios na legislação (compras regionais e de pequenos negócios), fomento à agricultura familiar, planejamento do Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) e oficinas aos microempreendedores individuais (MEIs) com os seguintes temas:  “WhatsApp para incrementar o seu negócio”, “Instagram para empreendedores” e “Facebook como ferramentas de vendas”.
Além disso, os procuradores e equipes que tratam das licitações participaram do curso de Compras, realizado em Florianópolis. O objetivo foi conhecer estratégias para utilizar as compras públicas como um mecanismo capaz de impulsionar a economia local/regional, entender todas as alterações e novidades na legislação e nos procedimentos para incorporar na prática os procedimentos necessários para a aplicação plena da Lei Complementar 123/2006 e suas alterações. Outra atividade foi a participação dos responsáveis e atendentes das Salas do Empreendedor em workshop semestral, também em Florianópolis. O objetivo foi capacitá-los para entenderem seu papel, a importância do atendimento e do serviço que prestam à sociedade, além de apresentar de forma prática soluções que auxiliem nos atendimentos.
O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Marcio Ernani Sander, observa a importância de seguir com as ações estruturadas e planejadas na primeira fase ao destacar que o objetivo é reforçar ainda mais a posição de uma das cidades que mais cresce em Santa Catarina. “Além do que já realizamos, estamos planejando novas estratégias para obtermos um crescimento sustentável e esperamos avançar ainda mais com o ciclo II do projeto”.
Cidade Empreendedora – ciclo II
O ciclo II contempla soluções de liderança que incluem a pesquisa de imagem da prefeitura quanto ao empreendedorismo da cidade, a consultoria para inscrição no Prêmio Prefeito Empreendedor e o curso de elaboração de projetos e captação de recursos. A iniciativa também conta com Report mensal do projeto, Fórum Estadual de Secretários e oficina de media training, destinada ao secretário de desenvolvimento econômico e turismo. Outras ações estão focadas no aperfeiçoamento dos Agentes de Desenvolvimento, no acompanhamento e apoio à Sala do Empreendedor, na Gestão Municipal com workshops e consultorias, bem como na atualização do Município em Números, nas soluções do Educação Empreendedora, ações da área de compras, soluções selecionadas pelo Trilhas (SMART CITY +, Sebrae ADVB e consultoria inteligente), inovação na gestão pública, fortalecimento do turismo, entre outros. 

Veja também

Voltar para (Blog)