Postado em 25 de Abril às 18h04

CADEIA DO LEITE EM DEBATE: Compost Barn na produção leiteira é tema do INTERLEITE SUL 2019

Seminário acontece em Chapecó nos dias 8 e 9 de maio e já em 650 inscritos

Iniciado nos Estados Unidos da América o Compost Barn consiste em um sistema de criação intensiva de bovinos leiteiros. Seu objetivo é melhorar o conforto animal e, consequentemente, trazer benefícios ao sistema de produção.
Implantando o compost barn com sucesso é o tema da exposição que Élido José Ortigara fará às 09h10 da manhã do dia 9 de maio, durante o Interleite Sul 2019. Esse é considerado o mais qualificado e respeitado seminário técnico do setor e está programado para os dias 8 e 9 de maio, no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nês, em Chapecó. Já estão inscritos 650 profissionais da área, criadores, técnicos, pesquisadores e empresários.
Uma das maiores vantagens é o bem-estar animal que traz, secundariamente, vacas com sistema imune melhor e, consequentemente, mais ‘fortes’ contra mastites e outras doenças do rebanho. Além disso, os animais ficam protegidos de condições climáticas adversas. O sistema de confinamento traz também aumento de produtividade.
O Compost Barn é um sistema muito promissor que continua em expansão. O produtor deve entender todos os pontos estratégicos de manejo do sistema, a interação entre o manejo de cama, a lotação animal, a interação com as condições climáticas, com equipamentos de ventilação, reposição de material, dentre outros, antes mesmo de pensar em adotar este sistema de produção.
         A palestra de Ortigara faz parte do painel “Otimizando o investimento na propriedade leiteira para ganhar dinheiro”, do qual também participam Juliano Alarcon (“Como investir com resultado econômico no leite?”) e Idemar Dalberto (“De 90 para 800 litros com pastagens melhoradas”).
A programação do Interleite Sul contempla seis painéis, 20 palestrantes-debatedores e um conjunto de temas da atualidade econômica, científica e mercadológica, tendo como tema central “Sistemas de produção e eficiência econômica para o sul do Brasil”. A coordenação geral é do CEO da Agripoint Marcelo Pereira de Carvalho.
Para inscrição e acesso a programação completa do Seminário basta acessar http://www.interleite.com.br/sul/.
         SOBRE O PALESTRANTE
O painelista Élido José Ortigara é produtor de leite em Taquaruçu do Sul (RS). Ele representa a quarta geração da Família Ortigara que vive na mesma propriedade. Já tentou várias atividades na propriedade, mas é na pecuária de leite que se encontra o alicerce da família. Em 2010 iniciou o trabalho de consultoria em parceria com o Engenheiro Agrônomo Juliano Alarcon Fabrício. Na época produzia 450 litros/dia, chegando a produzir 1400 litros em 2014. Em 2015 e 2016, sua produção teve queda e tomou a decisão de mudar o sistema e construir um compost barn no ano de 2017. Atualmente produz 2000 litros/dia, com uma média de 35 litros/vaca.

Veja também

SEBRAE/SC e ACISMO promovem o Empretec em SMO29/03 Melhoria no desempenho empresarial, segurança na tomada de decisões, ampliação da visão de oportunidades e aumento das chances de sucesso nos negócios. Estas são algumas das habilidades desenvolvidas por......

Voltar para (Blog)