Postado em 08 de Abril de 2019 às 16h13

Aurora Alimentos inaugura Praça da Cooperação em Chapecó

Monumento que assinala os 50 anos da Cooperativa será inaugurado no dia 15 de abril

A colmeia de abelhas é uma das mais antigas formas de associação e cooperação entre seres vivos. Unidas em um só propósito – a produção do mel – cada uma desempenha impecavelmente o seu papel. Com base nessas características os artistas plásticos Xiko Bracht e Digo Cardoso criaram o Monumento à Cooperação e a Praça da Cooperação para assinalar o 50º aniversário de fundação da Cooperativa Central Aurora Alimentos. O local será inaugurado na segunda-feira (dia 15), às 15 horas, na Avenida Antônio Morandini, no bairro Saic.
         O monumento terá 6 metros de altura e oferece em sua composição uma leitura vertical, de baixo para cima. Inicia por sua base em exágono feito de concreto que representa a terra cooperada de onde se extraem todas as riquezas materiais. Dela brotam troncos de árvores, em bronze fundido, que se transformam em mãos vigorosas as quais representam todas as formas de trabalho necessários aos vários ciclos da produção. Estas mãos suportam e também movimentam uma grande engrenagem, feita em aço inox espelhado, que representa a força da indústria de transformação.
Acima deste conjunto há uma teia composta de exágonos – os favos em aço inox – interligados que representam a associação cooperativista (colmeia). Os elementos dessa teia vão diminuindo de tamanho formando uma linha infinita. Esta teia guarda em seu interior uma grande gota de mel (fiberglass dourado) que representa o produto final de toda a cooperação.
“As abelhas têm um trabalho muito organizado e representam bem o que é o cooperativismo. O monumento retrata a história da Aurora Alimentos, sua organização e vários setores de produção. A obra se dividide em dois trabalhos: o mural e o monumento que são integrados pela escultura, esgrafiado e grafite”, explica Xiko. 
Em torno do monumento foi construído um mural que registra, em diferentes cenas, a história da Aurora Alimentos retratando os principais momentos ao longo dos 50 anos. A obra intercala o esgrafiado, feito por Xiko Bracht e o artista plástico Marcos Brescovici, e o grafite trazendo um contraste de cores e linguagens. O artista plástico Digo Cardoso será o responsável pelos espaços em grafite. “Serão três painéis menores intercalados com o esgrafiado e que contarão as etapas da história do cooperativismo da Aurora. Já no painel principal serão representados os sete princípios do cooperativismo”, esclarece Digo.
“A ideia foi juntar esses diferentes trabalhos formando um conceito novo e especial para a Praça da Cooperação”, complementa.
“A praça também contará com bancos e espaços arborizados para o melhor bem-estar da comunidade a fim de oportunizar momentos de lazer e descontração entre família e amigos. A intenção é deixar um presente que todos possam usufruir, além de ser um marco nesses 50 anos de história”, observa o vice-presidente da Aurora Alimentos, Neivor Canton.
COMEMORAÇÃO EM GRANDE ESTILO
Além da Praça da Cooperação, no dia 15 de abril a Aurora Alimentos também inaugura o espetáculo teatral “A Soma de Todos Nós” e a exposição “Cinco Décadas de Transformação”, às 17h30, no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes, em Chapecó. Outros 11 espetáculos ocorrerão nos municípios onde estão localizadas as cooperativas filiadas e em algumas unidades da Aurora. Na sequência, às 19h, no Salão Nelson Galina, ocorre jantar e homenagens aos que contribuíram para a construção dessa história ao longo dos 50 anos.
SOBRE OS ARTISTAS
         Xiko Bracht é natural de Faxinal dos Guedes (SC) e em seus quase 60 anos dedica-se há 40 a arte. O amor pelas artes plásticas começou em Curitiba, quando Xiko aos 16 anos cursava o ensino médio. Mas a arte corre nas veias desde a infância. Autodidata, o artista desenvolveu seu próprio estilo inspirado em grandes artistas, tudo que aprendeu foi fazendo. Renomado artista plástico Xiko desenvolve obras em escultura, inclusive em troféus para diversas entidades. Atualmente se dedica a criação em seu ateliê, localizado em sua casa. Para ele, é uma oportunidade única fazer parte desse momento marcante na história da Aurora Alimentos. “Como artista local me sinto muito lisonjeado em ver o trabalho de profissionais da terra sendo valorizado. É uma honra muito grande contribuir para a consolidação dessa obra”. 
         Digo Cardoso tem 32 anos e é natural de Jacareí (SP). Em 1998 mudou-se para Chapecó e foi no ano de 2001, na oitava série, que conheceu o grafite sem saber que anos mais tarde se tornaria o seu estilo de vida. Em 2009, Digo adotou-o como ocupação profissional. A evolução artística ocorreu de forma espontânea com pessoas solicitando o seu trabalho em residências e empresas.

Cursou dois anos de Publicidade e Propaganda e dois anos de Design, período que ajudou na construção do artista. No grafite é um autodidata, aprendeu na prática. Hoje tem como profissão as artes plásticas e a base do trabalho é a linguagem do grafite. “O grafite é uma cultura, um estilo de vida. Está sendo um aprendizado muito grande e uma experiência nova e enriquecedora contribuir com a construção desse monumento. É um trabalho muito importante por ser um marco para a empresa e um espaço novo na cidade. Me sinto honrado com essa oportunidade”. 

Veja também

Sistema Faesc/Senar participa de eventos do Movimento SC pela Educação04/12/19 Representantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), participaram dos eventos do Movimento SC pela Educação, realizados em São Miguel do Oeste, São José, Criciúma, Lages e Chapecó, que visa mobilizar, articular e......

Voltar para (Blog)