Postado em 08 de Maio de 2019 às 17h43

ACIC no Legislativo: Diego Alves é eleito novo vice-presidente da Câmara de Vereadores de Chapecó

Vereador concorreu com Jatir Balbinot (PDT) e venceu por 13 votos contra 6

O vereador Diego Alves (PP) foi eleito nessa terça-feira (7) vice-presidente da Câmara de Vereadores de Chapecó. Ele venceu por 13 votos a 6 o também candidato, vereador Jatir Balbinot (PDT), e dará continuidade à gestão 2019-2020. O cargo estava vago desde o último dia 2, quando o vereador Ildo Antonini (DEM) deixou a vice-presidência para assumir o comando do Legislativo, após a renúncia de Arestide Fidelis (PSB).
Diego Alves agradeceu na tribuna o apoio dos vereadores e afirmou que há algumas ações e encaminhamentos que devem ser propostos pela mesa diretora nos próximos dias. Sobre seus compromissos na gestão, ele citou a pauta da sede própria da Câmara de Vereadores como uma das prioridades. “Nós ainda não aprofundamos as conversas, mas é um assunto importante e pretendo discutir com o presidente para contribuir com esse trabalho. É uma resposta à população chapecoense e esperamos buscar essa construção”, afirmou.
Além da eleição, a mesa diretora convocou o suplente de vereador Carlinhos Nogueira (PSD) para tomar posse. Ele assumiu uma cadeira no lugar do vereador Arestide Fidelis, que solicitou licença de 90 dias para tratamento de saúde. Com as mudanças, a composição da mesa diretoria ficou com: Ildo Antonini (presidente), Diego Alves (vice-presidente), Valdemir Stobe (1º secretário) e Cleber Ceccon (2º secretário).
            HOMENAGEM
Atendendo à moção do vereador Neuri Mantelli (PRB) agentes do Departamento de Administração Prisional (DEAP) foram homenageados durante a sessão dessa terça-feira por conterem uma tentativa de fuga na Penitenciária Agrícola de Chapecó. Mantelli destacou a eficiência da equipe no ocorrido e o trabalho exemplar prestado à comunidade.
            VISITA
A sessão também contou a vista da Associação Coral Chapecó. O presidente da entidade, Márcio Bertoncello, citou as ações que o coral realiza junto da comunidade e divulgou a agenda de apresentações deste ano.
            PROPOSIÇÕES
Três requerimentos foram aprovados na votação da ordem do dia. Uma proposição do vereador Cleiton Fossá (MDB) pede a atualização dos dados sobre o transporte coletivo de Chapecó, como o fluxo de caixa, número de passageiros e viagens por linha. Já o vereador Ildo Antonini pediu envio de ofício a representantes da administração municipal e de órgãos da segurança pública para discutir possíveis alterações no Código de Posturas do Município, considerando os apontamentos do Ministério Público sobre questões de sossego público. Outro requerimento, do vereador Mantelli, cobra um parecer oficial da Comissão de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara se a condenação de Arestide Fidelis se enquadra ou não como quebra de decoro parlamentar.
            A sessão ainda aprovou duas moções. A de autoria do vereador Diego Alves pede o apoio da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) para o Projeto de Lei Complementar 008.4/2019, que dispõe sobre a reforma administrativa do governo do Estado.
A proposição do vereador Mantelli é uma moção de apelo ao governador Carlos Moisés, ao secretário de Estado de Justiça, Leandro Soares de Lima e ao presidente do Instituto de Previdência de Santa Catarina (Iprev), Kliwer Schmitt, para que tomem medidas administrativas permitindo a agentes penitenciários que atuavam em órgãos públicos e foram realocados para a penitenciária, o direito à aposentadoria no cargo de agentes. Hoje, quando se aposentam, eles não recebem o benefício correspondente ao cargo e acabam por ganhar valores inferiores. “Se o governo do Estado, na época em que realocou eles, não pensou se teria condições de aposentá-los como agentes penitenciários,  que não tivesse colocado na folha de pagamento deles essa função. Eles andam armados, fazem escolta, segurança, tudo que um agente prisional faz”, argumentou Mantelli.
            ACIC E OBSERVATÓRIO SOCIAL PRESENTES NA CÂMARA
Todas as sessões da Câmara têm sido assistidas pela Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) e pelo Observatório Social de Chapecó. As sessões são abertas à comunidade e começam às 16h.  Para acompanhar o calendário basta acessar www.cmc.sc.gov.br.

Veja também

Voltar para (Blog)