Postado em 31 de Maio de 2019 às 17h50

Abelardo Luz trabalha com foco no desenvolvimento econômico

Semana do Microempreendedor Individual (MEI), realizada no período de 20 a 24 de maio, palestra sobre o sistema de garantia de crédito, oficina sobre vendas, missão à Expo Gestão, atendimento do consultor credenciado ao Sebrae/SC e a entrega do relatório mensal de atividades (report) foram algumas das ações realizadas em Abelardo Luz, Oeste de Santa Catarina, pelo Programa Cidade Empreendedora. A iniciativa, implementada neste ano, é realizada pela Prefeitura com apoio do Sebrae/SC.
A gestora municipal do Cidade Empreendedora, Fernanda Facco, ressalta que a iniciativa surgiu para potencializar o desenvolvimento econômico e, com a Sala do Empreendedor, estão em andamento várias atividades. “O mês de maio foi especial para nós porque iniciamos consultorias individuais e coletivas na sala e, após definição em assembleia com a CDL e empresários locais, as horas que fomos contemplados pelo projeto serão utilizadas da seguinte forma: quatro horas para consultorias individuais na Sala do Empreendedor e outras quatro horas para palestras, oficinas e capacitações para a população”.
As ações da Semana do MEI contemplaram oito horas de consultoria, além da oficina “Como aumentar minhas vendas” com a participação de 96 pessoas – uma das maiores realizadas na região. “Também tivemos atendimentos dos agentes de crédito para acesso às linhas de créditos e formas de financiamento disponíveis. Fomos contemplados com uma consultoria coletiva feita pelo gestor local do Cidade Empreendedora Arildo Jacóbus e ainda no mês de maio fomos convidados e contemplados pelo Sebrae/SC com uma participação na Expo Gestão realizada em Joinville”.
A iniciativa oportunizou levar 28 empresários para o evento. “Foi maravilhoso! Trouxemos inovação e muitas ideias e soluções que podem ser aplicadas no município pelos empresários. Nos deparamos com atualização de mercado e, justamente para potencializar o desenvolvimento econômico do município, participamos de ações como essas. Somos muito gratos ao Sebrae/SC. Os empresários aderiram à proposta do projeto e estão dando crédito ao Sebrae pelo trabalho que vem desenvolvendo juntamente com o Governo Municipal. A Expo Gestão foi muito significativa para nós de Abelardo Luz”, comemora Fernanda.
A palestra sobre garantia de crédito e gestão financeira foi outra ação de sucesso e reuniu 68 empresários de pequeno, médio e grande porte, no Parque das Quedas. “Esperamos ter a oportunidade de trazer novamente explanações como essas para o município”, relata a gestora local do Cidade Empreendedora.
O mês de maio também contou com trabalho reunindo o consultor do Sebrae/SC, Departamento de Licitações e Compras, a Secretaria de Agricultura e a nutricionista local para elaborar uma ação que visa atingir os empresários locais e agricultura familiar para que estejam entre os grandes fornecedores de merenda escolar. Também ocorreu visita da consultora que iniciará o trabalho de Planejamento Estratégico da Gestão Municipal.
Outra ação do mês de maio foi a entrega do relatório mensal (report) das atividades do Programa Cidade Empreendedora, feita pelo analista técnico do Sebrae/SC e gestor local do projeto, Arildo Jacóbus, ao prefeito de Abelardo Luz, Wilamir Cavassini, e ao secretário de administração Nelson Francisco Martini. O encontro também oportunizou alinhar e avaliar o andamento das ações que integram o projeto.
Para o prefeito, a oportunidade que o Sebrae/SC proporcionou ao município de participar da missão à Expo Gestão foi fundamental, tanto para obter novos conhecimentos sobre gestão e inovação, quanto para networking com representantes de cidades que já participaram do programa e puderam contar suas experiências. “Foi uma iniciativa que complementou as atividades desenvolvidas pelo programa. Nossas expectativas com o Cidade Empreendedora são as melhores. Tudo indica que teremos excelentes resultados no final dos dois anos de atividades”.
Cidade Empreendedora
Elaborado e desenvolvido pelo Sebrae/SC, o Programa Cidade Empreendedora permite que os municípios instituam estratégias e avancem em ações práticas que visem apoiar e fomentar o desenvolvimento econômico local. Para isso, são implantadas soluções de impacto nos eixos de desburocratização, lideranças, sala do empreendedor, compras públicas, educação empreendedora, estudos e pesquisas, planejamento estratégico da gestão municipal, gestão de projetos e plano de desenvolvimento econômico. 

Veja também

Covid não é doença ocupacional, diz consultor trabalhista09/09/20 Medidas da legislação trabalhista relacionadas à Covid-19 e seus aspectos polêmicos foram debatidos em encontro promovido pela Câmara de Relações Trabalhistas da FIESC, nesta terça (8). A reunião on-line contou com exposição do advogado e consultor jurídico do SESI/RJ, SENAI/RJ e da FIRJAN, Pedro Capanema, que trouxe......

Voltar para (Blog)