Postado em 12 de Agosto de 2019 às 17h27

Abelardo Luz dá mais um passo rumo ao desenvolvimento

Além de conhecer os dados econômicos e sociais do município durante evento que marcou a apresentação do “Abelardo Luz em Números”, a comunidade local prestigiou o lançamento do Plano Estratégico de Desenvolvimento Econômico e Municipal (PEDEM). A iniciativa integra as ações do Programa Cidade Empreendedora realizado pela Prefeitura com apoio do Sebrae/SC. O ato, realizado na última semana no plenário da Câmara de Vereadores, reuniu autoridades, empresários e representantes de entidades e da comunidade.
Na visão do prefeito Wilamir Domingos Cavassini, o “Abelardo Luz em Números” é fundamental para obter um parâmetro das questões que precisam ser melhoradas em todas as áreas. Também enfatizou a importância do PEDEM para promover ações de crescimento local e realçou que o Programa Cidade Empreendedora surgiu para alavancar o município nos aspectos econômico e social. “A partir de hoje, quando um munícipe perguntar onde estamos investindo o dinheiro, posso afirmar que estamos aplicando no futuro de Abelardo Luz com a parceria do Sebrae/SC”.
O gerente regional oeste do Sebrae/SC, Enio Albérto Parmeggiani, explicou que o Abelardo Luz em Números apresenta um panorama socioeconômico para o município. Essas análises são essenciais, pois servem como base para a instrumentalização dos estudos e planejamentos das ações do Cidade Empreendedora. Também enfatizou a importância do PEDEM para fomentar as atividades de planejamento e desenvolvimento de Abelardo Luz e o comprometimento do município nas ações realizadas até o momento. “O importante é que a comunidade tem a oportunidade de participar e conhecer os dados para debater e elencar propostas e ações consistentes e que resultarão no fortalecimento da economia local e regional”.
 Abelardo Luz em Números
O “Abelardo Luz em Números” é um estudo com informações que sintetizam várias bases de dados secundários sobre estatísticas relacionadas ao grau de desenvolvimento do município. Trata-se de um relatório que apresenta o município sob diversos aspectos como: gerais, demográficos, sociais, infraestrutura, finanças públicas, econômicos, análise do setor primário e segmentos econômicos estratégicos. O documento aborda séries históricas com parâmetros de comparação entre o município e seu cluster, demonstrando assim, sua evolução e representatividade nesses contextos.
Entre os dados apresentados no documento estão as estimativas do IBGE 2018 que apontam uma população de 17.847 habitantes e o PIB que, no período entre 2012 e 2016, apresentou uma taxa média de crescimento negativa de 3,2% ao ano. O crescimento foi abaixo da média estadual, que no mesmo período foi de 7,6% ao ano. De acordo com dados do Ministério do Trabalho e Emprego, relativos a 2017, Abelardo Luz contava com 1.457 empresas, as quais foram responsáveis pela geração de 4.128 empregos formais. Em 2017, as empresas de micro e pequeno porte representavam 99,6% dos estabelecimentos presentes no município. As MPE foram responsáveis por 43,9% dos postos formais de trabalho.
Plano Estratégico de Desenvolvimento Econômico
O PEDEM visa planejar junto à comunidade o desenvolvimento econômico para 2030 com a identificação e planejamento dos setores econômicos do município para promover o desenvolvimento e a melhoria da qualidade de vida da população. Um de seus principais objetivos é, a partir da visão da sociedade, identificar as prioridades dos setores econômicos e traçar um plano de ação para que esses setores sejam fortalecidos. A partir desse plano é possível ter uma visão compartilhada das prioridades desses setores econômicos e então as entidades de classe, governo e demais instituições e lideranças podem ser organizar para sua implantação, facilitando a busca de recursos e parcerias para a construção de um município ainda melhor e mais competitivo. O PEDEM foi apresentado pelo consultor de finanças Claudir Graff, que convidou toda a população do município a participar das etapas de elaboração para traçar as metas para Abelardo Luz até 2030.

Veja também

Sindicont Chapecó promove curso sobre a nova obrigação acessória DCTFWeb nesta quinta-feira08/05/19 Apresentar aos participantes os conceitos legais de formação de crédito tributário, sua relação prática com a Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais (DCTF) bem como a nova modalidade de entrega: a DCTFWeb. Esse é o objetivo do curso “DCTFWeb – a integração do eSocial e EFD-Reinf –......
Grupo Pereira inaugura a sua 100ª unidade de negócio21/09/22 Sétimo maior supermercadista do Brasil inaugurou nesta quarta-feira (21) a 51ª loja Fort Atacadista, em Goiás; em Santa Catarina serão abertas cinco novas operações até o final do ano...

Voltar para (Blog)