Postado em 02 de Setembro de 2019 às 17h45

3º Viva as Diferenças encerra com sucesso de participação

Evento teve como foco debater a inclusão social, pessoal e profissional de pessoas com deficiência

Brandina de Fátima Puepari Gromoski, de 53 anos e Maria Gabriely Tomazelli, de 10 anos, são atendidas pela Clínica de Fisioterapia da Unochapecó. As dificuldades de locomoção em decorrência da deficiência física não são empecilhos para elas. O brilho no olhar e no sorriso e a vontade de viver resplandeceram na passarela do Desfile Inclusivo durante o 3º Workshop Viva as Diferenças promovido pela Fundação Aury Luiz Bodanese e sua mantenedora a Cooperativa Central Aurora Alimentos, na última semana, em Chapecó.
O evento debateu, em dois dias, a inclusão social das pessoas com deficiência levando informações para a comunidade por meio de palestras e exposição de produtos e serviços voltados para a inclusão social, pessoal e profissional das pessoas com deficiência. Cerca de 2.170 pessoas participaram das ações nos dois dias de workshop, no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes.
Para Brandina, a beleza é sentir felicidade e aceitar-se como é. Já para Gabi, a beleza é ter amor no coração. Assim como elas, outros 16 modelos participaram do desfile que teve como objetivo demonstrar a beleza em sua diversidade, aliando o conforto, bem-estar e a alegria. Os modelos desfilaram com suas próprias roupas ressaltando que moda é muito mais do que estilo, mas também personalidade e autenticidade. “A beleza está nos olhos de quem vê e o desfile demonstrou que todos somos belos e únicos com nossas diferenças que nos fazem completos”, destacou a mestre em design de moda e professora do curso de Moda da Unochapecó, Rachel de Quadros, que auxiliou na organização do desfile e acompanhou os modelos.
Laura Ribas, de 25 anos, é deficiente auditiva. Com formação em bombeira civil, Laura trabalha há cinco anos no Hospital Unimed de Chapecó. Para ela, beleza não tem importância alguma, pois é livre como todas as outras pessoas. “Uma pessoa boa em sua essência é sempre bela, o que faz uma pessoa bonita é o seu interior, beleza essa refletida exteriormente em seu caráter, sabedoria e humildade que não serão perdidas ou desgastadas com o passar dos anos, mas sim prestigiadas até os últimos momentos de nossas vidas”.
O Desfile Inclusivo marcou a programação do evento que foi realizado por meio do Programa Atitude Agora, o qual tem como objetivo integrar as pessoas com deficiência e entidades, promovendo o desenvolvimento pessoal, profissional e social.  A terceira edição do evento integrou o calendário de comemorações dos 50 anos da Aurora Alimentos. Em dois dias foram apresentados os avanços da tecnologia assistiva e da legislação, práticas realizadas por empresas sobre inclusão no mercado de trabalho, desfile inclusivo, exposição de serviços, palestras, vivências e mais de 30 estandes para visitação.
De acordo com a presidente da Fundação Aury Luiz Bodanese, Isabel Cristina Machado, a cada edição o evento cresce tanto em parceiros como na participação da comunidade que tem abraçado junto a causa da inclusão social. “É muito emocionante. Não existem palavras que possam expressar a nossa gratidão e nosso amor por esse trabalho. Mais uma vez chegamos ao fim desse evento com a sensação de dever cumprido e com excelentes expectativas para os próximos anos. A inclusão é a nossa causa”, afirmou.
O vice-presidente da Aurora Alimentos, Neivor Canton, salientou que o trabalho desenvolvido tanto pela Aurora quanto pela Fundação está voltado as pessoas e por pessoas. “Nossas diferenças nos completam e nos fazem seres únicos e especiais. O sucesso desse evento e da família Aurora Alimentos e FALB é o resultado do sucesso dessas pessoas que fazem a vida valer a pena”, complementou.
O evento encerrou com o Talk Show com Jakson Follmann e, na sequência com a palestra "Propósito: a mudança que você faz no mundo", com Marcos Piangers. 
PARCEIROS
           Foram patrocinadores a Expresso São Miguel, Unimed e Unochapecó. Foram parceiros/expositores o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), BRSIS, COMDE, NSC TV, CAPP, Associação Chapecoense de Futebol, Aldeia21, Faculdade Santa Rita, FCD, ADEVOSC, APAE, Associação dos Surdos de Chapecó, Associação em prol das pessoas com paralisia cerebral e síndromes raras, IFSC, Inclusão Eficiente, SENAC, SESC, Mesa Brasil, Uceff, Unoesc, Unopar, Uniodonto, Mundo Encantado Boneco de Pano, Estilo Verde, AMA, FACESC e FIESC.

Veja também

Dia das Crianças deve aquecer as vendas no comércio chapecoense 11/10/22 O Dia das Crianças, celebrado nesta quarta-feira (12), promete gerar bons resultados de vendas no comércio chapecoense. A previsão é da Câmara de Dirigentes Lojistas de Chapecó (CDL) que está otimista com as perspectivas para a data que representa a terceira mais importante para o varejo, atrás apenas do Natal e Dia das Mães. No Estado, pesquisa da......
Sindicont promove curso sobre rotinas do departamento pessoal07/07/20 As práticas do dia a dia e as principais dúvidas nas diversas áreas que englobam legislação trabalhista, previdenciária, segurança e saúde no trabalho (SST) serão tema do curso online......

Voltar para (Blog)